Blog na ponta do Lápis

Um espaço para compartilhar conhecimento

Porque poupar?

Quando as pessoas consomem, além delas abrirem mão do capital que têm para adquirirem um bem de consumo, elas dão início ao processo de depreciação do bem adquirido. Assim, perdem de imediato o valor que despenderam e ao longo do tempo parte do valor que adquiriram. Se esse consumo ainda se der através de financiamento, soma-se ao custo de depreciação o valor dos juros sobre o capital tomado emprestado.

Sendo assim, em hipótese alguma o aumento do consumo de bens resulta no aumento da riqueza. Podemos até nos sentir felizes com o prazer de adquirirmos um bem, porém, ao longo do tempo, a tristeza vem e com ela talvez venha o arrependimento pela depreciação do bem, pela perda do capital que se tinha e do poder aquisitivo.

Quando, em vez de consumirem, as pessoas resolvem poupar e investir, o valor que possuem hoje se multiplicará ao longo do tempo e os bens que deixaram de ser adquiridos terão possivelmente seu valor reduzido e a qualidade melhorada com o avanço tecnológico. Logo, será possível em algum momento do futuro comprar um bem melhor e mais barato usando uma parte relativamente menor do capital que se possuía.

Receba novidades, cadastre o seu contato.